domingo, julho 14

É Droga Mesmo



Enfoque Bíblico
"Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus". 1 Coríntios 6.19


Fique Alerta
Thiago, um adolescente cristão, nunca experimentara qualquer tipo de droga. Seus colegas o convidavam para provar bebida alcoólica, mas ele sempre firme, resistia aos apelos. "Minha salvação vale muito mais que uma alegria passageira" — dizia.
O mesmo não ocorreu com Felipe. Sem valorizar a função de músico no conjunto de sua igreja, experimentou cerveja em uma festa de um amigo do colégio. Felipe percebeu que a bebida alcoólica "tirava" sua timidez, por isso as ingeria com mais frequência, e acabou afastando-se da igreja e sofrendo um acidente de carro quando vinha da balada. O resultado dessa tragédia foi uma cadeira de rodas. Hoje ele serve a Deus e conta sua experiência nas igrejas.


Palavra Viva
A Bíblia é muito clara quando o assunto está relacionado aos tóxicos. Ela expressa a vontade de Deus em relação a nossa vida, ao mesmo tempo em que trata do problema das drogas: "Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus" (Ef 5.18).
Ninguém nasce drogado, o vício se desenvolve a partir do consumo das chamadas drogas lícitas como o fumo e o álcool. É triste quando vemos alguém bêbado e, às vezes, até mendigando na rua. Se pararmos para pensar, concluiremos que essa pessoa já foi um adolescente como você, mas se envolveu com a bebida, começando com um copo e aumentado a dose, até tornar-se um alcoólatra. O exemplo é um exagero? E o que dizer de muitos adolescentes, filhos de pessoas ricas, que se viciam e começam a vender objetos e até suas próprias roupas para adquirir drogas, obrigando a família a interná-lo para não vê-lo morto?
A orientação das Escrituras é que, em vez de nos envolvermos com as bebidas ou qualquer outra droga, que só trazem prejuízos (morais, sociais, espirituais etc.), sejamos cheios do Espírito Santo, que traz alegria. Você é batizado com o Espírito Santo? Se não é, busque agora mesmo esse glorioso poder e alegria espiritual. Se formos controlados por Deus, jamais teremos necessidade de satisfazer os desejos pecaminosos: "Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês" (Rm 8.9).


Um Abismo chama outro Abismo
As drogas mais leves, com o uso contínuo, não fazem mais efeito e acabam conduzindo a pessoa para o consumo das mais pesadas. Mas, é importante saber que todas são perigosas e causadoras de dependência. Manter-se afastado delas é o caminho mais inteligente a percorrer: "Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos [autoconfiantes] consigo mesmos" (Pv 1.32).
Muitos adolescentes se acabam por causa das drogas. Seja sábio! Afaste-se das pessoas que lhe oferecem entorpecentes. Não ouça seus apelos. Se permitir, o Espírito Santo lhe dará a direção e você saberá como agir (Pv 2.11-15).


O Corpo – Templo do Espírito
As drogas, antes de tudo, é um pecado contra o corpo, que é o templo do Espírito Santo. Existem várias razões para você não usar drogas, a mais importante de todas, é que o seu corpo é templo e morada do Espírito Santo. Você não pode destruí-lo! 'Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo" (1 Co 6.20). O nosso corpo deve ser conservado em santidade. Deus não salvará apenas a nossa alma e espírito, mas também o nosso corpo: "Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Is 5.23).
O seu corpo é habitação do próprio Deus através do Santo Espírito: "O nosso corpo não existe para praticar a imoralidade, mas para servir o Senhor, e o Senhor cuida de nosso corpo" (1 Co 6.13), é o que afirma a Bíblia. O corpo, é considerado uma casa, onde o seu espírito e alma residem: "E que ele [Deus] conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus" (1 Is 5.23). Portanto, é indispensável que você cuide bem de seu corpo. O corpo reflete nosso estado espiritual e psíquico. O problema de quem usa drogas, não está somente no exterior, no físico, mas no espírito e na alma. Por não saberem disso, muitos centros de recuperação de viciados fracassam, pois ignoram o poder transformador de Jesus Cristo no interior do homem — sede de todos os conflitos.
A salvação cristã opera, primeiramente, no centro espiritual e emocional do ser humano, para somente depois sarar completamente o corpo. Nosso corpo, portanto, deve refletir a regeneração de nossa alma; a transformação interior de nosso espírito.
Se você está sendo desafiado, resista, pois Deus lhe dará condições: "Portanto, não deixem que o pecado domine o corpo mortal de vocês e faça com que vocês obedeçam aos desejos pecaminosos da natureza humana. E também não entreguem nenhuma parte do corpo de vocês ao pecado, para que ele a use a fim de fazer o que é mau. Pelo contrário, como pessoas que foram trazidas da morte para a vida, entreguem-se completamente a Deus, para que ele use vocês a fim de fazerem o que é direito" (Am 6.12,13).


Viva Sabiamente
Muitos adolescentes são levados ao consumo de drogas por várias razões: curiosidade; necessidade de integração; decepções e assim por diante. Mas para que seguir um caminho, cujo final é a morte e o retorno, caso haja, é sempre mais doloroso que a partida? Atente para os seguintes conselhos da Bíblia:
a) Mantenha-se afastado das más companhias e aproxime-se das boas. "Os pensamentos do justo são retos, mas os conselhos do ímpio, engano"(Pv 12.5; SI 1.1). Afaste-se de qualquer pessoa que consome ou trafica droga, pois quem "se afasta do bom senso está caminhando para a morte" (Pv 21.16).
b) Não diga que, embora sabendo dos perigos das drogas, prefere ter suas próprias experiências. "O avisado vê o mal e esconde-se; mas os simples passam e sofrem a pena" (Pv 22.3; 27:12; SI 101.4). Alguns adolescentes ignoram a sabedoria e os conselhos dos pais e acabam sofrendo as consequências. Há muitas formas de aprendizado. Você pode aprender com os erros dos outros e seguir em direção oposta, sem que seja necessário passar pelas mesmas dificuldades: 'A pessoa sensata vê o perigo e se esconde; mas a insensata vai em frente e acaba mal" (Pv 22.3). Observe o que disse Paulo: "Quero que sejam sábios a respeito do que é bom e não tenham nada a ver com o que é mau" (Rm 16.19).
c) Cuidado com os maus exemplos de seus colegas. Sejam firmes no propósito de não se contaminar com coisas mundanas que prejudiquem o seu corpo, que é o templo do Espírito Santo (SI 101.3; Dn 1.8). "Não tenha inveja dos pecadores" (Pv 23.17). Quando uma pessoa usa drogas, sua alegria é só aparente para esconder sua infelicidade interior. O importante é levar uma vida saudável, com uma boa alimentação; realizando exercícios físicos e dedicando-se aos estudos. Tenha boas experiências em Cristo! Viva uma adolescência feliz!


Conversa Franca
A droga é um mal que se compra por um preço, o qual se paga pela vida inteira. E esse valor não é calculado apenas em reais, existe ainda a perda de reputação, honra, caráter e respeito. No final, a recompensa pelo uso das drogas é a própria morte: "O salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, nosso Senhor"(Rm 6.23).
Pesquise as substâncias que contém no cigarro e, se possível, leve um cartaz demonstrativo para que todos seus colegas possam visualizar. Depois, discutam juntamente com o professor sobre o assunto.



Nenhum comentário: